Visitas ao Blog

Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ENTREVISTAS - HALLOWEEN 2011

QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?

Por Luis Felipe 2ºA

         Filme cujo o nome vem uma pergunta digamos que, desnecessária... “Quem quer ser um milionário?”. É obvio que esse é um desejo de praticamente todos, em um  mundo onde o dinheiro é o centro de sonhos do homem. Onde a cada sonho se vê o desejo de COMPRAR, TER, POSSUIR.
         No filme, relata-se a história de Jamal, um AUXILIAR DE ATENDENTE DE TELEMARKETING (e... essa profissão existe?), que participa de um programa que leva o nome do filme. Um programa de perguntas e respostas, de temas variados... No qual Jamal acerta a todas as perguntas, e vence!
         Seria um Filme digamos que, monótono e desinteressante (é o que eu imaginava tirando conclusão pelo Nome do filme. “Nunca julgue um livro pela capa”, esse ditado quase sempre se aplica bem). Mas no desfecho do filme, percebemos que a história é bem mais complexa que isso. Uma história sofrida de um jovem indiano, que cresceu no meio de violência e injustiça. Um jovem sem estudo, sem uma trajetória brilhante (pelo menos não para os padrões que costumamos seguir...), que em muitos despertou a seguinte dúvida “Como pode alguém assim, acertar todas as respostas???”. A resposta a essa questionamento é simples : CONHECIMENTO. Não o conhecimento ditado em escolas, gerado a partir de anos em faculdades ou coisas assim. Mas sim o conhecimento geral de uma trajetória de vida.
         Muitas vezes a definição que damos a palavra “conhecimento” é totalmente errônea, precipitada. Muitas vezes nos focamos na ideia de escolaridade, de capacitação e 'blábláblá'. Mas... Quem pode afirmar, com certeza, que um morador de rua, que se quer teve oportunidade alguma, ou alguém que o incentivasse... que uma pessoa nesse quadro social... não tem um vasto conhecimento, MUITO mais amplo que o de um “doutorzinho” da “socialight”??
         Aprendemos todos os dias, em todos os momentos, basta prestarmos atenção nisso. “A escola da vida”, é... isso não é somente baboseira retratada por novelinhas da Globo. Há toda uma coerência nisso.
         É fato que, um bom status social ajuda bastante, afinal como já dito aqui “o dinheiro é o centro do mundo”, e uma vida de milionario pode ser bem interessante. Mas não devemos limitar nossos desejos, limitar naquilo que é concreto, negociável. “Tudo tem um preço”... então me diga quanto vale o conhecimento de Newton sobre a gravidade; da pessoa que descobriu que comer Cogumelos achados no meio da mata, não é lá uma boa ideia?; de quem descobriu o fogo... Quanto??
         Tolice tentarmos estimar um valor a tudo que nos cerca. Mas tente estimar o valor que há no conhecimento que possui sobre as coisas a sua volta... Nas coisas que viveu, nas situações que já passou, coisas que presenciou. Então... Quanto vale?? Acha que ainda vale pouco?... Então busque mais!.