Visitas ao Blog

Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Eu tenho consciência e vc?


Comparação entre o passado e presente
                                Por Ronieli de Souza – 3°. A

Ao comparar os elementos que influenciaram a composição do Hino Nacional Brasileiro com a situação atual do Brasil, posso concluir que ocorre uma imensa incompatibilidade de ideias e princípios.
Inicialmente o Hino passa a mensagem de liberdade e coragem, valores esses que foram se desfragmentando com o tempo, como por exemplo, pessoas que são escravas de si mesmas, se deixam mover pela ambição e pensam apenas nos bens materiais, consequentemente perdem o convívio com as outras pessoas, anulam suas próprias vontades e sentimentos, e se acomodam vivendo sem coragem para reverter essa situação. Na seqüência é mencionada também a presença de elementos da natureza, antes intactos e exaltados, agora devastados: As “margens plácidas” esqueceram do grito da independência. Atualmente só conseguem sentir o acúmulo de lixo que ali é depositado, quase não se pode ver o “sol da liberdade” brilhando no “céu da pátria”, pois a poluição atirada no meio ambiente é superior à vontade de abandonar as comodidades da vida moderna e adotar soluções saudáveis e que não agridam a natureza, como trocar o automóvel pela bicicleta ou pela caminhada e promover esse hábito.
O patriotismo é bastante destacado no Hino Nacional Brasileiro, mas as pessoas não conseguiram manter esse sentimento e não defendem seu país como antes, tão pouco são capazes de morrer por ele. Esse desinteresse se deve a fatores como miséria, desigualdade social, violência e principalmente corrupção, que desencadeia uma série de outros fatores negativos. Esse sentimento de patriotismo, é um tema ambíguo, onde predominam dois grupos, os que criticam e permanecem acomodados e os que questionam, mas decidem apoiar, fazendo com que haja união para promover a justiça.
Eu acho de fundamental importância que as pessoas busquem uma interação com a sociedade e não se omitam diante das responsabilidades de cidadão (como acontece muito), para que os valores e pensamentos positivos sejam retomados e conservados, promovendo uma seqüência de melhorias na vida de todos.