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domingo, 28 de abril de 2013

PROJETO JOVENS JORNALISTAS 2013

Trabalho desenvolvido pelos alunos do 8o. ano, sob orientação da professora Lucineia 
de Língua Portuguesa


PROJETO DO ESTADO DO PARANÁ ANDA TIRANDO ALUNOS DA        
            REDE PÚBLICA DAS RUAS E DA VIOLÊNCIA

Por Gabriele, Monique, Sabrina - 8o.D

O programa Mais Educação, ofertado pelo Ministério da Educação (MEC), tem o objetivo de melhorar o ambiente escolar. Esse trabalho começou em 2008, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Esse projeto acontece nas escolas Paranaenses e foi criado principalmente para tirar alunos das ruas.  
  Este programa tem o intuito de promover a educação integral no Brasil “foi instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007 e integram as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) As escolas de baixo IDEB têm atendimento prioritário e recebem recursos federais para implantação e desenvolvimento do programa.                  
   Uma das coordenadoras desse projeto no Colégio Estadual Elias Abrahão é a pedagoga Valdirene, que afirma, que o mais educação está melhorando e muito o ambiente escolar os aluno participam de vária oficinas como: karátê, rádio, fanfarra,horta...
Os alunos também dizem que se divertem muito e que suas notas melhoram bastante, e eles aprendem também como: meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital entre outros.


Conhecendo  melhor a escola
Entrevista com vários setores de um colégio

Gabriel Henrique, Gabriel Kasper, Guilherme - 8o. D

Em Entrevista  Juraci Rigobelo, do Col. Estadual Elias Abrahão,  afirma que seu setor é bem agradável, trabalha com a limpeza deixando os banheiros limpos, bebedouros, refeitório etc...Ela diz também que é uma coisa que ela gosta muito de fazer, que a sua relação com os alunos é bem amigável ,ela gosta de dar conselhos quando vê que algo está errado. Ela diz que trabalha há 6 anos no colégio.

Já a secretária Fátima, diz que a secretaria em si trabalha com a parte da documentação, ela é responsável pela parte administrativa como os históricos, transferências de alunos, declaração de transferência,declaração de vagas, também auxiliando a direção. Fátima diz que infelizmente a relação com os alunos não é boa, que no ano de 2013 eles vieram bem mais agitados, ela  trabalha no colégio há 7 anos.



Os alunos agora estão dando mais opiniões para deixar as aulas mais legais

Beatriz, Elizandro, Anny, Vitória - 8o. C

Com tanta tecnologia e recursos, multimídia cercando nossos alunos as aulas nas escolas públicas acabam competindo com as novidades, quando deveria fazer uso delas. Há quem pense que usar recursos tecnológicos é complicado,  ledo engano,  como a maioria das escolas estão equipadas com laboratórios e internet  a tarefa pode ser mais fácil do que se imagina, tem ajuda (tutoriais) aos montes. O site da Nova Escola, por exemplo, publicou um artigo dando dicas de como usar o You tube na sala de aula.
Os alunos do 8°Ano C do Colégio Estadual Elias Abrahão resolveram  se aprofundar mais no tema e buscar as ideias mais  legais, dos professores, com mais atividades que interessam mais os alunos e deixam as aulas mais gostosas de aprender.

Segundo os  alunos do ensino fundamental, todas as aulas poderiam ser mais livres,que nem as de artes.
 Segundo G. 12 anos, tocar música durante as aulas e ter mais aulas de educação física, professores mais divertidos nas sala com atividade mais descontraídas, seria mais divertido se tivessem menos alunos na sala, para as aulas melhorarem. Os alunos deveriam respeitar mais os professores, acontecer dinâmicas e aulas de campo, utilizar imagens, histórias, filmes, atividades e jogos.



Alunos com dificuldades de  aprendizado, como ajudá-los?

Herick, Estevam, Alifer - 8o. C

 A área da educação nem sempre é cercada somente por sucessos e aprovações. Muitas vezes, no decorrer do ensino, nos deparamos com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem, assim são rotulados pela própria família, professores e colegas. Na Escola Elias Abrahão, em Quatro Barras, segundo a professora Michele Pereira Lima, na sala de recurso os professores atendem deficiência intelectual que são os alunos considerados  abaixo da média, os TGD ( que são os alunos com transtorno global no desenvolvimento e os TFE (transtornos funcionais específicos). O projeto trabalha bastante com  jogos e  exercícios que desenvolvam o cognitivo visando sempre seu ponto forte, destaca a professora. Eles jogam, trabalham individualmente jogos de raciocínio lógico e muitos outros. O atendimento é de 4 horas semanais não podendo ultrapassar duas horas diárias. No horário de aula eles ficam com os outros alunos na hora do atendimento em uma sala especializada.

Saiba mais:
                      
                 - Dislexia: é a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente, pois faz trocas ou omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta, dá pulos de linhas ao ler um texto.

Discalculia: é a dificuldade para cálculos e números, de um modo geral os portadores não identificam os sinais das quatro operações e não sabem usá-los, não entendem enunciados de problemas, não conseguem quantificar ou fazer comparações, não entendem sequências lógicas.

- TDAH: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um problema de ordem neurológica, que traz consigo sinais evidentes de inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade.



Programas e Projetos

Salas de apoio à aprendizagem

Eduardo, David, Gabriel Claudinei - 8o. D

O Programa Salas de Apoio à Aprendizagem tem o objetivo de atender às dificuldades de aprendizagem de crianças que frequentam as séries finais do Ensino Fundamental. Para os alunos da 5ª Série/6º Ano e 8ª Série/9º ano, a abertura da Sala de Apoio se dá de forma automática. Para as demais séries, a abertura deve ser solicitada.Esses alunos participam de aulas de Língua Portuguesa e Matemática no contraturno, participando de atividades que visam à superação das dificuldades referentes aos conteúdos dessas disciplinas.
 
No Col. Est. Elias Abrahão em Quatro Barras,a professora Josefina diz: ''Tinha um diálogo com professores  a respeito das  dificuldades de aprendizado  identificados pelos professores e  elaborava  atividades que ajudavam os alunos.”
  A professora Elle diz que ”Oralidade, escrita e desenvolvimento da criatividade e o principal foco.”
Os professores entrevistados gostam de ajudar os alunos através  da sala de apoio.
Eles dizem que muitos alunos mostram desempenho nas aulas e participação,  mas alguns não mostram interesse para participar da aula.