Visitas ao Blog

Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Trabalhos da professora Crislaine - Língua Portuguesa - Livro concreto

Livro Concreto

Quando lemos um livro a história vai tomando forma na nossa imaginação. Podemos ler o mesmo livro e pintarmos em nossa memória quadros e cenários bem diferentes. Isso torna a leitura uma experiência pessoal e divertida. Após a leitura os alunos da 6ª A colocaram numa caixa de sapato uma parte da aventura que tiveram em sua imaginação, três trabalhos foram escolhidos para inspirá-lo nessa brincadeira!

A Vitória dos Santos leu o livro: Hoje tem espetáculo: No País dos Prequetés, escrito por Ana Maria Machado. Venha brincar com Nita e seus amigos de Bento – que - Bento – é – o frade! Essa brincadeira ganhou vida na caixa da Vitória confira a foto.   

A Viviane Lima leu o livro Em Família, escrito por diversos autores. Ela retratou o conto Na Casa da Vovó e descobriu que na casa da vovó é mais gostoso porque a brincadeira não tem hora para acabar, nem mesmo quando a noite já vai chegar, confira a foto. 

A Nauany leu o livro História de Fadas, escrito por diversos autores. Ela retratou o conto O Gigante Egoísta que morava num belo jardim onde as crianças iam brincar depois da aula. Certo dia muito furioso ele expulsou as crianças de lá até que um passarinho...Confira a foto da caixa da Nauany e leia o conto para ver como essa história termina.   


Confira essas e outras histórias na biblioteca da sua escola!

Um abraço,

Professora Crislaine. 



Trabalhos da professora Crislaine - Língua Portuguesa

Você sabia que existe uma fotografia feita com palavras?

É muito fácil fazer essa foto. Primeiro observe a natureza ou as coisas banais que acontecem no seu dia a dia: as pessoas no ônibus, a paisagem no caminho até a escola ou as coisas que você faz todos os dias, como jogar bola e muito mais. Agora faça um desenho para retratar o momento escolhido. Em seguida, escreva três linhas sobre o que está acontecendo no seu desenho. Leia o que você fez, brinque com as palavras, busque um ritmo para revelar a sua fotografia e as suas palavras se transformam em versos e a foto vira poesia.

Essa brincadeira com as palavras para retratar a natureza ou o cotidiano, chama-se Haicai. É uma forma de poema, que surgiu no Japão, no século XVI. Hai significa brincadeira e Kai significa harmonia, realização.

Os alunos da 6ªA fizeram belíssimos poemas, cinco deles foram escolhidos pela turma para inspirá-lo nessa brincadeira!

Confira os trabalhos!
Um abraço,
 Professora Crislaine

Haicai de Luiz Henrique
 


Haicai de Grabriele

Haicai de João Paulo

Haicai de Lucas Diego









Haicai de Marcus Vinicius