Visitas ao Blog

Pesquisar este blog

domingo, 3 de abril de 2011

Descobrindo Láe de Souza - Professora Lucineia - Língua Portuguesa







Quem é Laé de Souza
                                                  Por Leticia O. da S.-  2°. A
            Laé de Souza nasceu em São Paulo, bacharel em direito e administração. Com um estilo cômico, mantêm suas obras com leveza e sátira. Ao longo de sua carreira, o autor desenvolveu várias ações de incentivo à leitura em todo país como a doação de livros de sua autoria, à escolas da rede pública, oficinas literárias, entre outros.
            Suas obras são muito interessantes, principalmente no livro “Espiando o mundo pela fechadura”, na crônica Vou ser cantor, ele mostra como algumas pessoas no mundo são influenciadas pelas outras para fazer o que outros querem e não suas vontades. Faz isso de uma forma cômica, pois o personagem nunca havia gostado de cantar antes, e ainda por cima cantava muito mal.
            Ou então na crônica O amor resolve, na qual ele conta a história de um prefeito corrupto que paga um desconhecido para sair com sua mulher, pois estava prestes a contar a todos as armações que o marido fazia e depois ela acaba se apaixonando pelo homem e o prefeito, com ciúmes da mulher.
            Vale a pena ler seus livros, por todo esse jeito de descrever situações do cotidiano. Se você ainda não leu, não sabe o que está perdendo.


As fantásticas histórias de Laé de Souza
                   Por Emerson França - 2°. A
            Laé de Souza. Não apenas um autor, mas sim um membro da história literárias do nosso país. Pois, além de nos encantar com as suas divertidas crônicas, ainda, nos mostra como pessoa um ótimo exemplo de incentivo á leitura e a cidadania.
            Por que Laé faz parte da história? Porque ele não nos mostra as belezas da literatura, apenas com sua obra profissional. Ele também mostra para a sociedade que acompanha seus passos, como é possível agradar todos os tipos de gostos, não só de quem já gosta de ler, e sim de quem aprecia os bons atos de cidadania, pois como cidadão ele já fez várias ações de incentivo à leitura e a cultura, fazendo doações de livros para algumas instituições, e outras ações bem sucedidas.
            As crônicas do autor se passam em lugares do cotidiano comum, de várias pessoas, ou até da maioria delas. Assim como diz o título de um de seus livros. O “Nos bastidores do cotidiano”, por exemplo, conta histórias que realmente podem acontecer. Histórias que mesmo sendo interessantes, passam despercebidas no dia a dia de todos nós. Mas que parando pra pensar, podem render discussões empolgantes e dinâmicas de modo que adultos e crianças queiram ler cada vez mais, podendo assim ter um divertimento cultural e educativo.
            Laé de Souza nos faz gostar e querer ler. Com divertimento e interatividade, nos fazendo viajar em nossos pensamentos. Com certeza ele é merecedor de todos os elogios, e, por isso mesmo deve saber conviver com as críticas que deve receber, porque isso é sinal de que se interessam por suas  obras.